Relato feto por: Cléo Bernadina Seidel Vignati, aluna do 3º A
No dia 30 de agosto os alunos do 3º anos foram fazer uma pesquisa de campo sobre a água. Visitamos o Córrego do Socorro, zona rural de Vila Pavão, propriedade de Daniel Colombi. Lá vimos o córrego de onde vem a água que abastece a cidade. O córrego tem mais de 2 metros de profundidade em alguns locais.
*Clique nas imagens e para visualizar melhor
A água é retirada do córrego através de bomba e levada por encanamento até a CESAN, onde é feito seu tratamento para consumo.
Na CESAN o tratamento onde a água é colocada em filtros para tirar toda sujeira. Depois é colocada uma medida exata de flúor, cloro e sulfato. É possível chegar até a CESAN 12 litros de água por segundo. No reservatório pode obter 3 mil litros de água. Também tem um tanque com peixes que serve para ver a qualidade da água, se não contem veneno e agrotóxico, o teste é feito usando os peixes como cobaias, se eles morrerem é porque tem coisa de errado com água.
Depois de toda pesquisa conclui-se que a água que abastece Vila Pavão é pouca, e se vir uma seca pode faltar água para a população.
Podem até pegar água do Rio Cricaré, mas acredita-se que a melhor forma de prevenção é sempre economizar água.
Relato feto por: Cléo Bernadina Seidel Vignati, aluna do 3º A
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? ##Deixe seu comentário##