segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Aconteceu em Agosto

 IV CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE


Ocorrida no dia 28 de agosto às 12h, a IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente foi um sucesso. O coordenador Josimar Bichi, organizador do projeto na EMEF Professora Esther da Costa Santos fez um excelente trabalho frente aos professores e alunos. O coordenador apresentou o projeto eleito da turma do 7º ano B, escolhido por meio de votação e que irá representar a escola na Conferência Regional em Nova Venécia. Parabéns aos professores e alunos de todas as turmas. No evento contamos ainda com a participação especial de representantes da Secretária de Meio Ambiente Vera Lúcia, do Técnico agrícola Braz, representante da comunidade e magistério Izaura Buge Felberg e representante da escola estadual Profª Ana Portela de Sá Eliane Batista Lima Menighetti. Os professores e a coordenação não mediram esforços para garantir um resultado excelente!!! Parabéns a todos pelo empenho!!!

Confira algumas fotos do evento:
 

Confira o que as alunas Luana e Érica da 8ª série C escreveram sobre o evento:


Para que a Conferência do dia 28 de agosto na escola pudesse acontecer foi necessário muito trabalho e empenho de professores e alunos na semana anterior. Na semana de 19 a 23 de agosto os alunos do vespertino, tiveram a oportunidade de discutir os 04 elementos: terra, água, fogo e ar; e elaborar projetos com o tema: Vamos cuidar do Brasil com Escolas sustentáveis.

Um dos principais objetivos da Conferência é conscientizar a escola da importância de preservar o meio ambiente e criar uma escola sustentável, em benefício das futuras gerações.


No dia 28 de agosto  a EMEF Professora Esther da Costa Santos escolheu seu Projeto, Delegado e suplente para representar a escola na IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente na etapa regional. As apresentações dos projetos foram realizadas no auditório  com as turmas dos 6º aos 9° anos do turno vespertino. O projeto escolhido foi o de Captação de Água da Chuva do 7°B. Para  delegada foi escolhida a aluna Luana e suplente a aluna Thaís da 8ªC. A segunda etapa da Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente que é a nível regional, acontecerá no dia 06 de outubro  em Nova Venécia.
Parabéns a todos os alunos e professores que contribuíram para que a  Conferência na Escola fosse um sucesso.       
(matéria do Jornalzinho da escola de Setembro)


 Mais fotos do evento e da organização na nossa página no facebok, não deixe de conferir no link.: https://www.facebook.com/emef.professoraestherdacostasantos


Trabalhando com Dobraduras nas aulas de Matemática

Os alunos do 6º anos A, B e C nas aulas de matemática, coordenados pelo Professor Josué, tem trabalhado dobraduras de  papel como um recurso para auxiliar nos conteúdos que são ministrados em sala de aula. Essa atividade prática atua como fonte de visualização de um objeto espacial, cujas explicações se encontram nos livros, ou seja, ver o que está se lendo, contribuindo assim para o processo de ensino aprendizagem.


Produções dos alunos 

Breve História:
Tudo começou na sala de aula quando a professora de Língua Portuguesa pediu para os alunos formarem duplas e desenharem heróis inventados por eles. Uma das duplas desenhou a mulher fantástica e levou o desenho para casa, no qual caiu uma forma química e o desenho ganhou vida dando início a uma nova super-heroína , chamada Mulher Fantástica, que combate o mal existente na terra . 
 
Vilão: Homem Estelar
 
Breve História:
Tudo começou no ano de 1989, quando um vilão de uma estrela começou a brigar com um vilão de outra estrela para ver quem iria dominar o território do outro. A briga durou 3 anos. Certo dia quando já estavam sem forças os dois morreram durante o combate. Então o poder deles ficou vagando pelas duas estrelas, quando um jovem herdou esse poder, se tornou um dos vilões mais temidos do planeta terra e das duas estrelas, ficou conhecido como Homem Estelar
Visita dos 3° anos à CESAN
No dia 28 de agosto a manhã para os 3°s anos foi cheia de aprendizagem e diversão, isso porque tiveram uma aula diferente: visitaram a CESAN de Vila Pavão, e o passeio foi muito proveitoso, se deslocaram da escola de ônibus e foram a central de tratamento e à represa onde aprenderam tudo sobre o processo de captação, tratamento e distribuiçao da água para as casas da cidade. Depois ainda tiveram um momento de interação partilhando de um delicioso piquenique. E a garotada adorou como se vê pelas fotos.

 

Este é o Relatório produzido por: Nilson Ebert Junior e  Lívia Delevedove Boldrini Alunos 3º ano C:

 No dia 28 de agosto de 2013, nós, alunos do 3º  ano fomos visitar a estação de água Daniel Colombi e a CESAN. Na estação de água pudemos observar que a água é bem suja e também com muito barro. Há cavalos e outros animais que bebem dessa água, os animais ficam na pastagem próxima a estação de água e fazem coco e xixi na mesma. Observamos também que tem pouca água, pois as pessoas estão utilizando para irrigar as lavouras, com isso a água está secando e podemos até ficar sem água.
Para que a água chegue a CESAN são usados canos. Chegando suja e contaminada por bactérias, na CESAN a água é purificada e tratada, passando por um longo processo:
1º dosador: sulfato de alumínio - Faz a água ficar limpa e clara.
2º dosador: Cloro - Faz a desinfecção, mata os vermes.
3º dosador: Flúor - Para combater a cárie.
O cloro é fabricado na CESAN, a matéria prima que compõe o cloro é o sal e água é feito no HIDROGEROX (máquina que fabrica cloro).
Assim a água está pronta para consumo.

 

Lei. 10.639/2013 - Trabalhando a cultura e a história Afro-brasileira nas aulas de História - com o professor Erivelton Pessim

 

Gincana da Estudantil do 1°ano ao 4° ano - dia 22 de agosto


No dia 16 de agosto, em comemoração ao Dia do Estudante, a EMEF Professora Esther da Costa Santos proporcionou aos alunos do 1º ao 4º ano, uma manhã  de muita aprendizagem e cheia de diversão com a VII Gincana Estudantil. O Evento que já virou tradição, teve como tema este ano “Brinquedos e Brincadeiras”.  Alunos e professoras, nas equipes vermelha, verde e azul, desempenharam com muita criatividade e entusiasmo as tarefas coordenadas pelas professoras de Educação física e pela Coordenadora Pedagógica, com apoio da Informática Educacional e Secretaria Escolar. O Evento tem cumprido seus objetivos, uma vez que promove a integração entre as séries possibilitando competição saudável das equipes que mesclam alunos de 6 a 10 anos com atividades planejadas para um fim específico: proporcionar aprendizagem prazerosa.
Colaboração: Coordenação Pedagógica 1º ao 4º Ano—Ensino Fundamental

 





 

Tem gente aniversariando!!!

E hoje foi a vez da nossa querida Jaciele da turma do 2° ano da Tia Ivanete Kippert, parabéns, muitas felicidades!!!