Jogos Interclasse
Nos dias 23 a 27 de setembro aconteceu o tão
esperado Interclasse da EMEF Professora Esther da Costa Santos com os
alunos do turno matutino e vespertino do 5º ano a 8ª série.
Os jogos empolgaram a todos os alunos que puderam prestigiar grandes partidas.
O
Interclasse teve como objetivo proporcionar momentos de lazer para os
educandos, bem como a integração dos turnos, das equipes e ainda desenvolver o espírito esportivo .
Na
final entre os times quem levou a melhor na modalidade masculina foi a
equipe da 8ª série C e a feminina, as vencedoras foram as garotas do 7º
ano B.
No
geral, tudo ocorreu como o programado, alunos, professores e
coordenadores mandaram bem na participação e envolvimento nas
atividades. Quem também merece nossos parabéns são as professoras de
Educação física Elisangela e Marizete pela organização juntamente com
professores e coordenadores, a professora de inglês Danúbia que fez algumas apresentações.
Premiações:
Vencedoras dos times femininos e professoras que disputaram uma partida no final:
Vencedores dos times masculinos:
Apresentações especiais com grupo de artes marciais de Nova Venécia e danças dos alunos do 5º ano e 8ª série C.
Capoeira é Cultura!
O mês já começou quente, cheinho de novidades!!!
No dia 02 as aulas de Educação Física, da professora Elisângela Silva, foram de copoeira, a professora contou com voluntários para a atividade, e o resultado foi muito bom: a galerinha toda se empolgou e participou animadamente das aulas.
Parabens pela iniciativa professora!
Foi Show!!!
"Quando o mundo sai do eixo é que o capoeirista demonstra seu equilíbrio. Afinal treinamos bananeiras para acostumar com adversidades da vida e sentir conforto mesmo nas horas de agonia."
Confiram as fotos:
Confeccionando Máscaras Africanas
A Confecção de máscaras africanas foi organizada pelo professor de história Erivelton, com objetivo de transmitir valores sobre os povos africanos e um pouco da cultura e do conteúdo estudado em sala, as máscaras eram usadas pelos africanos em comemorações. Elas serão expostas na escola no Dia Nacional da Consciência Negra.
PROJETO FOLCLORE
No dia 10 a escola promoveu a culminância do projeto Folclore, sob a organização da Professora de Educação Física, Elisangela Silva. Onde a garotada do 1ºs aos 4ºs anos participaram com danças, mitos, histórias encenadas, e muita animação. Confira as fotos:
PASSEIO PELO BAIRRO
A proposta da Sequência Didática com o tema: Localização e Escola, realizada pelas professoras dos 1ºs anos do ensino fundamental EMEF Professora Esther da Costa Santos, procura aproximar-se o mais possível da vivência real.
O passeio ao redor da escola é uma forma prática de vivenciar os conteúdos abordados em sala de aula sistematizando os conhecimentos na prática.
É a escola no mundo e o mundo na escola.
PROERD NA EMEF
Os alunos dos 5°s anos e os 7ºs anos do turno matutino e vespertino da nossa escola estão participando do programa Proerd. O objetivo do programa é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da
importância de manter-se longe das drogas e da violência. Após quatro meses de curso as
crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso
de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil, em nossa escola ele atende 168 alunos do 5º e 7º anos o programa é ministrado pelo Sargento Alcinei Helmer.
O Programa consiste em uma ação conjunta entre a Policia Militar, Escola e Família, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como, ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz.
CHÁ DE POESIAS
Uma manhã deliciosa regada a lindas recitaçoes de poesias e chá, promovido pelos professores e alunos das turmas dos dos 5ºs anos e suas famílias como convidados especiais.
EMEF Participa da etapa regional da Iv cnijma em nova venécia
A Delegada, Luana Graunke da 8ª série C do turno vespertino, juntamente com o coordenador Pedagógico Josimar Bichi representou a EMEF Professora Esther da Costa Santos na 2ª Etapa da conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente/2013, realizada, no dia 1º de outubro, no Cerimonial de Venézia em Nova Venécia. A aluna Luana, assim como os demais participantes da Conferência Regional tiveram a oportunidade de expor seus projetos e apresentou o projeto escolhido pela EMEF: “Capitação e distribuição da água”.
“Defendi o projeto escolhido pela escola “Captação e Distribuição da Água “ no qual o principal objetivo fosse economia da água potável com a captação de água da chuva, dos bebedouros e pias dos banheiros e para assim serem utilizadas na irrigação do jardim, horta, composteira, lavar salas, banheiros e pátios. Porém, infelizmente nosso projeto não foi eleito para representar nossa escola na Etapa Estadual, foi para mim uma grande experiência, só por isso já me sinto uma vencedora também”. Depoimento de Luana Graunke
Emef comemora dia da àrvore com distribuição de mudas
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Esther da Costa Santos no dia 20 de setembro comemorou o Dia da Árvore com os alunos do turno vespertino, professores e equipe Pedagógica Administrativa.
A comemoração teve como objetivo despertar a consciência ecológica nos alunos mostrando a importância das árvores para o planeta.
Com o intuito de voltar o olhar dos alunos para esse bem tão precioso, a escola promoveu atividades com os alunos abordando esta temática. Foi montada uma grande árvore onde os estudantes puderam escrever em suas folhas seus sonhos e anseios quanto ao meio ambiente e a biodiversidade do planeta. Uma outra ação, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, cada aluno teve a oportunidade de levar para casa uma muda de planta nativa ou frutífera, como: Jatobá, mogno, pau-brasil, oliveira, seringueira, ipê, coqueiro, ingá, cupuaçu, graviola ... Há muitas espécies de árvores no Brasil, todas de grande importância para a composição do meio ambiente e para a manutenção da vida no planeta.
Por: Josimar Bichi (Coord. Pedagógico)
Foto: 7º ano e 8ª série Vespertino
6º ano A - Aprendendo frações na prática com o professor Josué Merlin
PNAIC - Brinquedos e brincadeiras
Nesse dia, houve momentos de socialização de brinquedos confeccionados pela família, resgate de brinquedos e brincadeiras da infância dos pais dos alunos dos 3ºs anos da EMEF Professora Esther da Costa Santos. Esse trabalho foi a culminância do Projeto Brinquedos e Brincadeiras, uma atividade desenvolvida no PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade certa).
Montagens: Clécia Buge e Andreia Emília Nitz
Matéria Clécia Buge