sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Dia da Família na Escola

No dia 07 de dezembro a EMEF promoveu mais uma maravilhosa programação para celebrar o "Dia da Família na Escola!", que ocorreu no ginásio poliesportivo Arthur Kruger às 19 horas. Com muita música e apresentações do grupo Arte na Escola (ProArte) o evento foi um sucesso, contando com a participação de muitas famílias pavoenses que vieram prestigiar o evento.
 A acolhida ficou por parte dos talentosos alunos do Grupo de Flautas Arco Íris, ensaiados pelo professor Sérgio Schultz, com músicas alegres e tambem natalinas. Na recepção a gestora escolar Arlete Ramlow de Souza e a coordenadora Cione Schraiber Pena. Na ocasião a coordenadora apresentou o album de fotografias em slides dos momentos marcantes do ano de 2012. O alunos do grupo musical Myos Mode do Projeto Arte na escola não poderia ficar de fora e cantou algumas músicas como a música da "Família" do Padre Zezinho, a qual todo o público foi convidado a participar. Os alunos do grupo Proepo (Educação Pomerana) tambem cantaram uma música na língua pomerana. 
O momento mais esperado do evento foi o Musical Especial de Natal, apresentado pelos alunos do ProArte e cooordenados pelo professor Sérgio Shultz, com a colaboração das professores Lilian Magalhães (com as danças) e Marines Tose (com os figurinos e montagem do presépio de crianças). O musical foi assistido por todos com grande entusiasmo. Após os agradecimentos o público foi convidado a participar de um lanche oferecido pela escola.

Confira as fotos do evento:











Confira mais fotos no Facebook da escola, acesse: EMEF "Professora Esther da Costa Santos"

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Projeto Consciência Negra



Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro....”
Gilberto Freyre, Casa Grande e Senzala.


No mês de Novembro escola EMEF Professora Esther da Costa Santos desenvolveu com os alunos diversas  atividades relacionadas a valorização à história e à cultura negra. 

Os objetivos do Projeto: 
• Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
• Entender e valorizar a identidade da criança e adolescente de etnia afro;
• Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;
• Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;
• Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos. 

A culminância do projeto ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de novembro, com apresentações, atividades temáticas, desfiles, teatros, músicas, danças.... muita cultura e história....

Pois a escola entende que o trabalho de educação antirracista deve começar cedo. A criança negra precisa se ver como negra e aprender a respeitar a imagem que tem de si mesmo e ter modelos que confirmem essa expectativa.
O projeto visa  à  alegria  e  à  majestade  da  cultura africana,  tudo  como  deve  ser, sem constrangimentos nem equívocos. Portanto,  este  projeto  trata-se  de  uma  proposta  construída,  mas  não  acabada  e estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.
E sem dúvida o resultado foi um Sucesso!!! 
Parabens a todos os envolvidos: alunos, professores e demais funcioários, ao Projeto Arte da Emef, sempre abrilhantando com a participação de seus alunos e professores... Parebéns a todos, o evento foi Maravilhoso!!!





Contribuição e Matéria: "Projeto Consciência Negra: EDUCAÇÃO NÃO TEM COR".
desenvolvido pelos coordenadores pedagógicos da EMEF: Josimar Bichi, Claudiane Bienow Kalke e Cione Schraiber Pena;
Adaptação e montagens:Andreia Emília Nitz
Fotos: Arquivos da escola.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Semana das Crianças

“A criança é alegria como o raio de sol e estímulo como a esperança.”

                                                                                                      Coelho Neto
 Na semana da Criança a escola promoveu aulas diferentes, com uma programação toda especial voltada para a garotada. Com oficinas de música, de pintura, de capoeira e outras técnicas. Com o tema TERROR INFANTIL as crianças se divertiram assistindo ao Cine Terror Infantil. Participaram da Oficina da Beleza e todos os dias com um lanche especial na hora do recreio. A culminância ocorreu no campo de futebol com um animado dia de pequenique, com muitas brincadeiras conduzidas pelos professores.
Confira algumas fotos:
“Criança é um anjo cujas asas diminuem a medida que crescem suas pernas.” Provérbio francês

 “Mãe é o nome de Deus nos lábios e corações das crianças pequenas.” William Makepeace Thackeray
Um ponto forte das apresentações foi o Teatro "Noite de Pesadelo" realizado pelos alunos da EMEF matriculados no Proart (Arte na Escola), onde o tema foi "Terror", os alunos se divertiram com os personagens assustadores que se empenharam muito sobre a coordenação da professora Lilian Wutke Magalhães. Confira algumas fotos:




O équinique realizado no Campo de Futebol de Vila Pavão também foi um sucesso, em dois dias todas as turmas de 1° ano 5° ano se divertiram com brincadeiras, jogos, pula-pulas, e uma deliciosa confraternização. Confira abaixo maisa algumas fotos:
 As crianças se divertiram muito com a Oficina da Beleza, com pinturas de rostos e cortes de cabelo,  realizadas por voluntários e profissionais da escola.